Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Energia e sua conservação – Energia, fenómenos térmicos e radiação

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
capacidade térmica mássica; equilíbrio térmico; calor
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

   

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Gráficos e texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - analisar; aplicar conceitos e interligar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 11,4 %
        Grau de dificuldade:
 
 Muito difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Comparar capacidades térmicas mássicas de duas substâncias sólidas

Aprendizagens essenciais (10º ano – pág. 16):

  • Aplicar, na resolução de problemas de balanços energéticos, os conceitos de capacidade térmica mássica e de variação de entalpia mássica de transição de fase, descrevendo argumentos e raciocínios, explicando as soluções encontradas

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos (A, C e D):

Linguagens e textos
-Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados (…) à matemática e à ciência.

Raciocínio e resolução de problemas
-Interpretar informação, planear (…).

Pensamento crítico e pensamento criativo
-Pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando,
analisando informação, experiências ou ideias, (…).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Ao usar, esporadicamente, metodologias de resolução de problemas, que assentam no construtivismo didático, o aluno é posicionado no centro da aprendizagem o que estimula a sua autonomia e capacidade de abordar e resolver outros problemas.

Por vezes, na resolução de problemas, o foco não é colocado na estratégia didática, mas sim na prossecução de etapas orientadas por um enunciado, o que acaba por transformar o problema num exercício. Nessa resolução parece que se conhece a solução, não havendo dúvidas no caminho a seguir e não havendo oportunidade para testar opções que não conduzem a uma solução adequada. Cabe ao professor, orientar e conduzir a discussão, lançando questões sem apresentar o caminho de resolução. Desse modo, as aprendizagens serão mais significativas.

No caso concreto deste item, sugere-se

  • Ler atentamente o enunciado;

Propõe-se que os alunos sublinhem ou transcrevam os dados para uma mais eficaz apropriação do problema. 

  • Identificar, nos gráficos, as linhas correspondentes à água e cada um dos objetos;

Apesar de, na disciplina de Física e Química A, os gráficos serem suportes muito utilizados, os alunos revelam algumas dificuldades na sua interpretação. Para desenvolver esta competência, os alunos podem analisar, noutros momentos:

- Evolução da concentração [ou quantidade] de produtos e reagentes ao longo do tempo;

- Análise da periodicidade temporal e espacial de uma mesma onda, em que dois gráficos diferentes correspondem à mesma situação, fornecendo informação diferente.

  • Analisar, para cada um dos gráficos, as condições [experimentais] que se mantêm constantes e as que variam;

Nesta situação particular é importante compreender a diferença entre uma grandeza e a sua variação, o que pode ser explorado em diversos contextos, incluindo o trabalho laboratorial, e utilizando diversos suportes.

  • Estabelecer relações entre as variáveis;

A análise de gráficos implica conhecer a relação matemática entre as variáveis apresentadas.

A resolução de exercícios que impliquem estabelecer uma relação linear entre variáveis e determinar o significado físico do declive da reta de ajuste, pode ajudar no desenvolvimento de competências necessárias à resolução deste tipo de problemas. 

  • Escrever uma conclusão, utilizando linguagem científica adequada.

Deve ser estimulada a comunicação científica, de forma continuada, por exemplo:

- Escrevendo uma conclusão de um relatório

- Apresentando um poster científico

- Escrevendo um guião para um vídeo sobre uma experiência

- Construindo um vídeo tutorial para uma função da calculadora gráfica


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.