Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Energia e sua conservação – Energia e fenómenos elétricos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
corrente elétrica; corrente contínua; corrente alternada; sentido real  
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 



 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer e representar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51,5%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar a corrente elétrica que se estabelece num circuito simples.

 

  Aprendizagens essenciais (10º ano – pág. 14):

 Interpretar o significado das grandezas: corrente elétrica, diferença de potencial elétrico e resistência   elétrica.

   Áreas de Competência do Perfil dos alunos:

 Saber científico, técnico e tecnológico

 - compreender processos e fenómenos científicos… 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
A exploração de simulações computacionais poderá permitir uma visualização/ compreensão dos sentidos real e convencional da corrente elétrica, assim como do movimento das cargas em corrente contínua ou alternada. Propõe-se o simulador Kit para Montar um Circuito: AC: Kit para Montar um Circuito: AC - Circuito RLC | Circuitos de Corrente Alternada | Lei de Kirchoff - Simulações Interativas PhET (colorado.edu), que permite visualizar o movimento das cargas elétricas em função do tipo de fonte de energia do circuito, bem como a visualização dos sentidos real e convencional da corrente elétrica.

Na exploração deste simulador, propõe-se uma abordagem didáctica segundo a metodologia “prevê-observa-explica” (POE). O professor, ao manipular as variáveis constantes no simulador, solicita previsões que poderão ser confirmadas, ou não, pela observação da simulação. Por fim, solicita uma sistematização/explicação.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.