Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Reações em sistemas aquosos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
material de laboratório; titulação ácido-base; incerteza de leitura
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto + equação química
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – identificar e reconhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:

52,5%

        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do Item:

  Selecionar um instrumento de medição com a respetiva incerteza de leitura.

Aprendizagens Essenciais (Química – 11º ano – página 14):

Planear e realizar uma titulação ácido-base, interpretando o significado de neutralização e de ponto de equivalência.

 

Áreas de competência do Perfil dos Alunos

Linguagens e textos
-Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados (…) à matemática e à ciência.

Raciocínio e resolução de problemas
-Interpretar informação, planear (…).

Saber científico, técnico e tecnológico

- Executar operações técnicas, segundo uma metodologia de trabalho adequada, para atingir um objetivo ou chegar a uma decisão ou conclusão fundamentada, (…).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 7.1. Versão 1 – (A); Versão 2 – (B) ...........:................................................................ 10 pontos

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
As atividades experimentais/ laboratoriais de caráter obrigatório devem ser planificadas de modo a garantir a construção do conhecimento pelo aluno. Para isso propõe-se que as atividades laboratoriais sejam preparadas e pensadas previamente com os alunos.

A seleção do material e avaliação das respetivas incertezas de leitura, a análise dos rótulos dos reagentes e avaliação dos perigos a eles associados, os cálculos necessários à preparação de soluções e a sua preparação, a previsão de resultados, entre outras, devem fazer parte do trabalho prévio à realização efetiva da atividade.

Importa discutir com os alunos que a apresentação de uma medição deve demonstrar o rigor com que foi medida.

É importante também que sejam os alunos a experimentar, em contexto laboratorial, as atividades previamente planificadas e que posteriormente haja um espaço para a explicação dos resultados obtidos e a sua interpretação. A reflexividade crítica sobre o trabalho feito é fundamental para que o aluno construa o conhecimento.

Se esta preparação prévia for feita o aluno saberá, neste contexto específico, qual o instrumento necessário à medição do volume de titulante (NaOH) – bureta – e qual a incerteza de leitura – 0,05 mL – associada a essa medição.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.