Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Propriedades e transformações da matéria (10.º ano de Química); Mecânica (11.º ano de Física)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
interações fundamentais; ligação metálica; ligação química
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – distinguir; categorizar; classificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
35,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Distinguir as interações fundamentais, caracterizando a ligação metálica.

Aprendizagens Essenciais

Química – 10.º ano – página 9:

Compreender que a formação de ligações químicas é um processo que aumenta a estabilidade de um sistema de dois ou mais átomos, interpretando-a em termos de forças de atração e de repulsão no sistema núcleos-eletrões.

Distinguir, recorrendo a exemplos, os vários tipos de ligação química: covalente, iónica e metálica.

Física – 11.º ano – página 6:

Associar o conceito de força a uma interação entre dois corpos e identificar as quatro interações fundamentais na Natureza, associando-as às ordens de grandeza dos respetivos alcances e intensidades relativas.

 

Áreas de competência do perfil do aluno (D e I):

- Pensamento crítico e pensamento criativo

pensar de modo abrangente e com profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, (…).

- Saber científico, técnico e tecnológico

Compreender processos e fenómenos científicos (…).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Neste tipo de itens, em que se abordam conceitos abstratos (como a ligação química e as interações fundamentais), sugere-se a utilização de modelos, simulações virtuais ou a exploração de vídeos (por exemplo, https://www.youtube.com/watch?v=S08qdOTd0w0), que permitam visualizar modelos da realidade, de uma forma mais compreensível para os alunos. Considera-se importante discutir as limitações e aplicabilidade dos modelos, de uma forma crítica, de modo a não fomentar a criação de conceções alternativas.

Para que os alunos consigam, mais facilmente, responder a itens que abordem simultaneamente conceitos de física e de química, como neste caso, é importante que durante a leccionação, sempre que pedagogicamente pertinente, os mesmos sejam relacionados. Por exemplo, aquando da leccionação das interacções fundamentais, no 11.º ano, podem ser revisitados os conceitos de ligação química, de 10.º ano, interligando-os.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.