Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Reações em Sistemas Aquosos – Reações ácido-base

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

ácido lático; pH; titulação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita (cálculo)
Tipo de suportes:
Texto e equação química
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - provar, demostrar, usar conceitos para resolver problemas
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
31,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Calcular o pH de uma solução de ácido lático, mostrando que o valor, manuscrito no rótulo de um frasco contendo uma solução desse ácido, está incorreto.

Aprendizagens essenciais (11.º ano – pág. 13 e 14):

  • Relacionar as concentrações dos iões H3O+ e OH, bem como o pH com aquelas concentrações em soluções aquosas, e, determinar o pH de soluções de ácidos (ou bases) fortes. Interpretar reações ácido-base de acordo com Brönsted e Lowry, explicando o que é um par conjugado ácido-base.

 

  • Relacionar as concentrações de equilíbrio das espécies químicas envolvidas na ionização de ácidos monopróticos fracos (ou de bases) com o pH e a constante de acidez (ou basicidade), tendo em consideração a estequiometria da reação.

 

  • Planear e realizar uma titulação ácido-base, interpretando o significado de neutralização e de ponto de equivalência.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos (C, D e I):

- Raciocínio e resolução de problemas

Interpretar informação (…) e desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados.

 

- Pensamento crítico e pensamento criativo

Pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando,

analisando informação, experiências ou ideias…

 

- Saber científico, técnico e tecnológico

Compreender processos e fenómenos científicos que permitam a tomada de

decisão e a participação em fóruns de cidadania.

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Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A dificuldade deste item poderá prender-se com a implicação de integrar, na resolução, a ionização de um ácido e a sua titulação.

Para um aluno conseguir responder a este item com sucesso poderá começar por esquematizar a situação-problema, incorporando todos os dados para conseguir definir uma estratégia de resolução adequada.  

O primeiro passo da resolução consiste em analisar os dados referentes à titulação.

A realização experimental de uma titulação, em aula, poderá auxiliar o aluno a identificar mais facilmente o titulado e o titulante, a compreender o significado de “ponto de equivalência” e dos valores de concentração e volume de titulante a manipular.

Para os alunos apreenderem melhor o conceito de “ponto de equivalência” é importante que, na abordagem aos diversos problemas envolvendo titulações, se inicie a exploração a partir da expressão que traduz as proporções estequiométricas entre o ácido e a base em causa, neste caso, n (ácido) = n (base).

Iniciar pela expressão mais comum c (ácido) x V (ácido) = c (base) x V (base), embora de aplicação mais imediata em termos de cálculo, apela apenas à memorização.

Nestes itens que envolvem situações de evolução para estados de equilíbrio químico poderá ser útil construir um quadro resumo, organizando os dados relativos às espécies envolvidas na reação química reversível: no início da reação e após se atingir o equilíbrio químico, bem como a variação de cada uma das espécies.

Pode ser igualmente vantajoso incluir, na escrita das expressões de Ka, índices indicativos de equilíbrio nas concentrações, o que permite atribuir mais facilmente significado ao valor numérico, distinguindo os valores associados aos dois momentos já referidos: o início da reação e o momento em que se atinge o equilíbrio químico.

O cálculo de [H3O+]e, na situação de equilíbrio químico, é facilitada recorrendo às potencialidades da calculadora. A exploração em aula de exercícios que impliquem a  resolução de equações de segundo grau com recurso à calculadora poderá contribuir para a diminuição do tempo de resolução.

De salientar que não se deve aproximar a concentração do ácido não ionizado em equilíbrio à sua concentração inicial. Esta apenas é válida se a percentagem de ionização do ácido for inferior a 5% (https://library.fiveable.me/key-terms/ap-chem/5percent-approximation-rule), o que não se sabe à partida.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.