Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Ondas e eletromagnetismo – Sinais e ondas

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

velocidade do som; procedimento experimental

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - Usar conceitos para resolver problemas não rotineiros, conceber, criar
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
41,5%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Elaborar um procedimento experimental, a partir de materiais fornecidos, para determinar a velocidade de propagação de um sinal sonoro.

 Aprendizagens essenciais (11º ano – pág. 9):

  • Determinar, experimentalmente, a velocidade de propagação de um sinal sonoro, identificando fontes de erro, sugerindo melhorias na atividade laboratorial e propondo procedimentos alternativos.

Áreas de Competência do Perfil dos alunos (A, C e D):

- Linguagens e Textos

Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados (...) à matemática e ciência.

- Raciocínio e resolução de problemas

Interpretar informação, planear (…), desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados (…) e tomar decisões para resolver problemas.

- Pensamento crítico e pensamento criativo

Pensar de modo abrangente e com profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A conceptualização de procedimentos experimentais mobilizando conhecimentos previamente adquiridos permite uma melhor apropriação dos conceitos, promovendo assim, aprendizagens mais efetivas. Propõe-se que, de acordo com os domínios que, a cada momento, estão a ser trabalhados, o professor proponha a definição e comunicação de procedimentos, impondo condições temporais, espaciais e/ou de material a utilizar. Esta definição de condições poderá permitir explorar, posteriormente, possibilidades de melhoria, bem como análise de erros, sendo também útil a comparação entre diferentes procedimentos.

Numa fase inicial, para ajudar os alunos a estruturar a conceptualização de procedimentos experimentais, o professor pode orientar o pensamento através do questionamento, estabelecendo “etapas” no raciocínio, por exemplo, «que materiais dispomos?», «que grandezas medem os diferentes instrumentos?», «que relação matemática encontra entre as grandezas?».

Sendo solicitado, neste item, a escrita de um texto bem estruturado e utilizando linguagem científica adequada, sugere-se que seja regularmente proposto aos alunos a elaboração, e posterior comunicação oral, de diferentes textos de carácter científico, sendo trabalhadas a sua organização e estruturação, assim como a fundamentação dos conceitos, argumentação e rigor científico. Este trabalho, e o necessário feedback proporcionado pelo docente, poderá contribuir para a melhoria das competências dos alunos na produção de textos de carácter científico.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.