Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química
 
Domínio/Tema:

Mecânica

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) – 2.ª Fase de 2021
Palavras chave:
representação de forças; par ação-reação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Figuras / diagramas de forças
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – relacionar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar a força que um corpo exerce num plano inclinado.

Aprendizagens essenciais (11º ano – pág. 6 e 7):

          - Associar o conceito de força a uma interacção entre dois corpos (…)

- Aplicar, na resolução de problemas, as Leis de Newton (…)

Áreas de Competência do Perfil do Aluno (C e D):

              - Raciocínio e resolução de problemas

Desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados.

- Pensamento crítico e pensamento criativo

Pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias.
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):
As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Aquando da abordagem letiva da 3ª Lei de Newton, o professor pode desenvolver e explorar diversas situações de representação de forças de um modo organizado e sequencial, promovendo uma aprendizagem cumulativa, comparativa, dedutiva e lógica.

Por exemplo:

1.º Análise da situação de um corpo em repouso assente num plano horizontal.

- Explorar a representação de forças aplicadas no corpo;

          - Explorar a representação de forças aplicadas no plano horizontal;

          - Identificar pares de força ação-reação, de acordo com a 3ª Lei de Newton.

2.º Análise da situação do mesmo corpo em repouso assente num plano inclinado.

- Explorar a representação de forças aplicadas no corpo;

          - Explorar a representação de forças aplicadas no plano inclinado;

          - Identificar pares de força ação-reação, de acordo com a 3ª Lei de Newton.

3.º Comparar as duas situações anteriores.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.