Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Energia e movimentos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

energia mecânica, trabalho, força de atrito, energia dissipada

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto e esquema/imagem
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Difícil - Interligar, usar conceitos para resolver problemas não rotineiros
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do Item:

Determinar a percentagem de energia dissipada num movimento composto.

 

Aprendizagens Essenciais (10.º ano – pág. 8 e 9):

Compreender as transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, em resultado da interação com outros sistemas.

Interpretar as transferências de energia como trabalho em sistemas mecânicos, e os conceitos de força conservativa e de força não conservativa.

Aplicar, na resolução de problemas, a relação entre os trabalhos e as variações de energia, explicando as estratégias de resolução e os raciocínios demonstrativos que fundamentam uma conclusão.

 

Áreas de competência do perfil do aluno (C e D):

- Raciocínio e resolução de problemas: Desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento;

- Pensamento crítico e pensamento criativo: Pensar de modo abrangente e com profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideia, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Após a realização da AL 1.1. – movimento num plano inclinado: variação de energia cinética e distância percorrida, explorar o conceito de energia dissipada pela diferença entre as energias cinéticas medidas e previstas no final da rampa. Sugere-se também a análise de situações do quotidiano sob o ponto de vista da conservação ou da variação da energia mecânica identificando transformações e transferências de energia.

Explorar a simulação computacional “Energia do parque de skate”, https://phet.colorado.edu/sims/html/energy-skate-park/latest/energy-skate-park_all.html?locale=pt, relacionando os movimentos com as apresentações gráficas disponibilizadas e/ou as medições de Ec, Ep, Edissipada e Etotal em diferentes pontos da pista.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.