Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Elementos Químicos e a sua Organização

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

raio atómico

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita (texto)
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Comparar, desenvolver um argumento lógico, concluir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Ordenar três átomos pelo seu raio atómico a partir das suas configurações eletrónicas e carga nuclear.

 

Aprendizagens essenciais  (10.º ano – pág. 8 e 9):

  • Interpretar a energia de ionização e o raio atómico dos elementos representativos como propriedades periódicas, relacionando-as com as respetivas configurações eletrónicas.
  • Interpretar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos na TP (…).

 

Áreas de Competência do Perfil do aluno (A e C):

- Linguagens e Textos

Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados (...) à ciência.

- Raciocínio e resolução de problemas

Interpretar informação, planear (…), desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados (…) e tomar decisões para resolver problemas.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A lecionação da variação dos raios atómicos de elementos representativos constitui um momento de excelência para centrar a ação pedagógica no desenvolvimento da argumentação lógica e estruturada. Como tal, sugere-se que, através do permanente questionamento, se relacionem as configurações eletrónicas com esquemas representativos do interior dos átomos, comparando raios atómicos de elementos químicos situados no mesmo período ou no mesmo grupo da Tabela Periódica, incidindo a análise no raciocínio dedutivo e não na memorização.

Reforça-se a necessidade dos alunos se apropriarem das perguntas (lendo-as duas vezes, sublinhando palavras chave,…) e a responderem unicamente ao solicitado. Neste caso, o aluno tem de apresentar uma ordenação acompanhada de uma justificação com base nas configurações eletrónicas e cargas nucleares e deve ser demovido da utilização de outro tipo de argumentação baseada, por exemplo, na posição dos elementos na Tabela Periódica.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.