Ano de escolaridade:

11.º ano (Física) | 10.º ano (Química)

Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Ondas e Eletromagnetismo, Propriedades e Transformações da Matéria

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

refração total, lei de Snell-Descartes, percentagem em volume, concentração molar  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto e gráfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – Interligar, usar conceitos para resolver problemas não rotineiros
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar a concentração de uma solução a partir da leitura de um gráfico e índice de refração.

 

Aprendizagens essenciais (11.º ano – pág. 10):

  • Investigar, experimentalmente, os fenómenos de reflexão, refração, reflexão total e difração da luz, determinando o índice de refração de um meio e o comprimento de onda da luz num laser.
  • Aplicar, na resolução de problemas, as Leis da Reflexão e da Refração da luz, explicando as estratégias de resolução e os raciocínios demonstrativos que fundamentam uma conclusão.

Aprendizagens essenciais (10.º ano – pág. 11):

  • Resolver problemas envolvendo cálculos numéricos sobre a composição quantitativa de soluções aquosas e gasosas, exprimindo-a nas principais unidades, explicando as estratégias de resolução.

Áreas de Competência do Perfil do aluno (C e D):

- Raciocínio e resolução de problemas: Desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento;

- Pensamento crítico e pensamento criativo: Pensar de modo abrangente e com profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideia, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A dificuldade deste item está relacionada com a mobilização de conteúdos de diferentes domínios, tanto da Química como da Física, habitualmente não abordados em simultâneo. Assim, sugere-se que, sempre que os domínios em estudo o permitam, sejam integrados conteúdos previamente abordados, incentivando os alunos a reinterpretá-los à luz de novas problemáticas. Esta articulação entre conteúdos e domínios distintos promove aprendizagens mais significativas e profundas, fomenta o pensamento crítico e estimula o desenvolvimento de competências na formulação de estratégias eficazes para a resolução de problemas.

 

É igualmente importante que a informação necessária para a resolução dos problemas seja fornecida em diferentes suportes (textos, imagens, esquemas, gráficos,…), permitindo aos alunos desenvolver competências de interpretação e de análise crítica.  

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.