Ano de escolaridade:

11.º ano 

Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Mecânica

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

força de reação normal, força de atrito, força centrípeta, resultante das forças, diagrama de forças

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de  Seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto e imagem
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 ( intermédio) – Interpretar e aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Determinar a concentração de uma solução a partir da leitura de um gráfico e índice de refração.

Reconhecer o diagrama de forças aplicadas num corpo em movimento circular e uniforme.

 

Aprendizagens essenciais  (11.º ano – pág. 7):

  • Analisar a ação de forças, prevendo os seus efeitos sobre a velocidade em movimentos curvilíneos e retilíneos (acelerados e retardados), relacionando esses efeitos com a aceleração.

 

Áreas de Competência do Perfil do aluno (C e D):

- Raciocínio e resolução de problemas

Interpretar informação, (…), desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados (…) e tomar decisões para resolver problemas.

- Pensamento crítico e pensamento criativo

Pensar de modo abrangente e com profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada.

 

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Realizar experiências simples, como por exemplo, puxar objetos com cordas ou empurrar blocos em diferentes superfícies concluindo sobre a direção e o sentido das forças envolvidas.

Representar a força gravítica, a força de atrito e a força de reação normal aplicadas em corpos em diversas situações (queda livre, planos inclinados, repouso, ….) para concluir sobre as suas características.

Analisar movimentos circulares e uniformes associados a situações do quotidiano (carrinho numa pista, satélites em torno da Terra, …) representando as forças exercidas em corpos sujeitos a movimentos circulares.

No caso do movimento descrito, é fundamental que os alunos compreendam que a força de reação normal não é necessariamente vertical e que não tem o sentido simétrico ao peso bem como reconhecer a existência de uma resultante de forças centrípeta nos movimentos circulares.

 

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.