Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
compreensão do oral; informação explícita
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Parte A – Compreensão do oral

Texte 1

Vous allez écouter un court extrait d’une interview avec Thomas Pesquet, un astronaute français.

1. Choisissez l’alinéa correct (A, B ou C).

1.1. Le témoignage de Thomas Pesquet peut aider les jeunes à

       (A) prendre des décisions dans le choix de leur futur métier.

       (B) décider de leur vie professionnelle le plus tôt possible.

       (C) comprendre ce qu’il faut faire pour devenir astronaute.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) - compreender informação explícita
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
82,1%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Identificar o contributo do testemunho de Thomas Pesquet para os jovens, selecionando a alínea correta.

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo.

Competência comunicativa – compreensão do oral:

“Identificar as ideias principais, selecionar informação relevante […] em […] entrevistas, […], sobre assuntos pessoais, […] e científicos, sempre que as ideias sejam estruturadas com marcadores explícitos, predominem vocabulário frequente e expressões idiomáticas muito correntes e a articulação seja clara e pausada”.

 

PASEO:

Linguagem e Textos

“dominar capacidades nucleares de compreensão […] na[s] modalidade[s] oral[…].”

Informação e comunicação

“[…] mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, […]”;

“transformar a informação em conhecimento”;

Raciocínio e resolução de problemas

“interpretar informação, […]”;

“[…] tomar decisões para resolver problemas”;

Pensamento crítico e pensamento criativo

“pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, […] com vista à tomada de posição fundamentada”;

“convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente”;

“desenvolver novas […] soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado […] da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta é classificada de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave 1.1.  (A) – 8 pontos

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (compreensão de ideias, contraste de opiniões, etc.), é necessário que o processo de compreensão do oral esteja automatizado, sendo prática recorrente em sede de aprendizagem:

  1. «Remue-méninge» relativo a «Thomas Pesquet» e a «Plus tard, je veux faire…»;
  2. registo de léxico para o qual o grupo-turma contribuiu;
  3. compreensão preditiva - « A partir do que fizemos, na vossa opinião, o que vamos ouvir?»;
  4. registo das diferentes hipóteses apresentadas;
  5. audição da entrevista;
  6. verificação dos aspetos corretos em cada hipótese apresentada;
  7. segunda audição;
  8. partilha do que foi compreendido; com a participação de todos os alunos pode conseguir-se um registo muito completo da entrevista;
  9. leitura do item pelos alunos;
  10. resposta ao item pelos alunos;
  11. apresentação, pelos alunos, de argumentos para justificar a sua escolha;
  12. apresentação da resposta certa e justificação (sempre que possível pelos alunos, podendo, no entanto, o professor acrescentar algum aspeto que considere relevante para a justificação da resposta);

NOTA – o mesmo procedimento poderá ser aplicado aos restantes itens do texto áudio em apreço.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.