Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Língua e leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

leitura; compreensão escrita; análise do discurso; ordenar; lógica

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Parte B – Uso da língua e leitura

2. Lisez les six phrases, présentées dans les alinéas suivants, à propos de la campagne de recrutement d’astronautes de l’Agence spatiale européenne (ESA).

Organisez-les selon une séquence logique. La séquence commence par l’alinéa (E).

Sur votre feuille d’épreuve, écrivez seulement la séquence correcte des alinéas.

 

(A) Celui-ci évalue, pendant des mois, la capacité des candidats à résister au stress et à l’isolement.

(B) Elles doivent être mises en ligne par les candidats jusqu’au 28 mai, juste avant le début des travaux du comité de sélection.

(C) En effet, cette année, l’ESA souhaite recruter plus de femmes et au moins une personne avec un handicap physique.

(D) Malgré cette lenteur, il y a toujours des milliers de candidatures et la compétition pour devenir astronaute est très dure.

(E) La campagne de recrutement de futurs astronautes s’est ouverte aujourd’hui, le 31 mars, avec le lancement d’un site de l’ESA pour recueillir les candidatures.

(F) Pour ce concours, l’ESA a annoncé qu’elle voulait plus de diversité, car la plupart des astronautes sont des hommes, ingénieurs ou pilotes.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:
Enunciados do item
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - analisar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
20,4%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Analisar os enunciados para ordená-los de forma lógica, apresentando a sequência correta.

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo.

Competência comunicativa – compreensão escrita:

“Seguir indicações, […] e instruções, identificar as ideias ou as principais conclusões e aspetos socioculturais, selecionando e associando informação pertinente em textos descritivos, narrativos, explicativos e argumentativos ([…] artigos de imprensa, […]), sobre assuntos pessoais e culturais, com ideias estruturadas com marcadores explícitos e predominância de vocabulário frequente e expressões idiomáticas correntes.”

 

PASEO:

Linguagem e Textos

“dominar capacidades nucleares de compreensão […] na[s] modalidade[s] […] escrita […].”

Informação e comunicação

“utilizar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, […]”;

“transformar a informação em conhecimento”;

Raciocínio e resolução de problemas

“interpretar informação, […]”;

“[…] tomar decisões para resolver problemas”;

Pensamento crítico e pensamento criativo

“pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, […] com vista à tomada de posição fundamentada”;

“convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente”;

“desenvolver novas […] soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado […] da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta é classificada de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave 2. - (E); (B); (A); (D); (F); (C). – 8 pontos

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (compreensão de ideias, encadeamento lógico de enunciados, etc.), é necessário que o processo de compreensão escrita através da leitura esteja automatizado, sendo prática recorrente em sede de aprendizagem:

  1. leitura das alíneas propostas;
  2. compreensão preditiva - «A partir do que foi lido, indicar os assuntos abordados»;
  3. identificação dos conectores do discurso que poderão ajudar a ordenar as frases;
  4. partilha em grupo-turma das conclusões;
  5. identificação de outros elementos que podem contribuir para ordenar as frases, tais como tempos verbais, léxico, …;
  6. resolução do item;
  7. leitura das respostas e análise de eventuais respostas diferentes;
  8. exclusão progressiva de respostas incorretas com justificação apresentada pelos alunos, orientados pelo professor;
  9. apresentação da resposta certa e justificação (sempre que possível, pelos alunos, podendo o professor acrescentar algum aspeto que considere relevante para a justificação da resposta);

Atividade suplementar:

   10. redação, pelos alunos (grupos de 3 ou 4), de um texto com conectores do  discurso que, depois de corrigido pelo professor, será apresentado aos colegas de forma desordenada para que estes pratiquem a ordenação. A construção de itens por parte dos alunos revela ser uma boa forma de aprender; com efeito, os alunos são levados a compreender determinados mecanismos no ato da sua elaboração, que utilizam posteriormente quando têm de resolver um item com a mesma tipologia e o mesmo formato.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.