Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Interação escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

interação escrita; mensagens

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Parte C – interação, mediação e produção escritas

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Cartaz
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
77,6%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Criar um texto, redigindo um email a um colega para dar informações sobre um evento.

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo.

Competência comunicativa – interação escrita:

“Escrever correspondência […] sobre assuntos pessoais e culturais, exprimindo-se com clareza, respeitando as convenções textuais e sociolinguísticas utilizando vocabulário frequente, frases com estruturas gramaticais simples e recursos adequados na construção de textos coerentes e coesos (conetores, marcadores e tempos verbais, entre outros) para:

 […]

- expor informações, explicações, argumentos e opiniões;

- exprimir […] opiniões, gostos e preferências.”

Competência estratégica:

 “Diversificar estratégias e recursos diversos para […], remediar dificuldades […].

 Utilizar recursos, estratégias e processos diversos para […] realizar tarefas de interação […], superando carências e falhas na comunicação.”

 

PASEO:

Linguagem e Textos  

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às […] línguas estrangeiras […];

 - aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação […];

 - dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão na(s) modalidades […] escrita, visual e multimodal.”

Informação e comunicação

“- interpretar informação, […];

- gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas;

 - desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados.” 

Raciocínio e resolução de problemas

“interpretar informação, […];

[…] tomar decisões para resolver problemas”;

Pensamento crítico e pensamento criativo

“-pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando,

analisando informação, […] com vista à tomada de posição fundamentada;

convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente”;

“desenvolver novas […] soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado […] da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos […].”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade da mensagem transmitida. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos, tais como criar um texto, é necessário que o processo de interação escrita seja automatizado, sendo prática recorrente em sede de aprendizagem:

  1. análise e compreensão do suporte ao item (cartaz), através do diálogo com o grupo-turma;
  2. listagem, por aluno, dos 3 aspetos que lhe pareceram mais pertinentes para divulgar a um colega consciente dos problemas ambientais;
  3. elaboração, por aluno, de uma nota rápida com os 3 aspetos mencionados anteriormente;
  4. partilha, em grupo-turma, através de projeção, das diferentes notas e correção coletiva;
  5. proposta para transformar a nota numa mensagem a enviar por correio eletrónico e solicitação de tópicos a abordar no item tendo em conta o destinatário;
  6. resolução do item com os 3 tópicos mais mencionados pelo grupo-turma;
  7. projeção das respostas e correção coletiva;
  8. divulgação do item em apreço e comparação com as mensagens elaboradas;
  9. reescrita da mensagem, tendo em conta as instruções do item para que, por um lado, toda a informação solicitada seja fornecida e a não solicitada seja retirada e, por outro, para que os erros linguísticos, assinalados na interação anterior, não se repitam, respeitando o constrangimento da extensão do texto a escrever;
  10. projeção das mensagens e correção coletiva;
  11. análise dos critérios de classificação e atividade de autoavaliação e coavaliação dos e-mails Com efeito, estar familiarizado com os critérios é também uma boa forma de aprender a melhor responder aos itens.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.