Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Produção escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

produção escrita; criar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 2 da Parte C

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Sem suporte
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
74,2%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Desenvolvimento temático: Criar um texto (artigo de opinião) respeitando o tema proposto e fornecendo as informações solicitadas.

Coerência e Coesão: Criar o texto articulando as ideias de forma coerente e utilizando com eficácia mecanismos de coesão.

Competência funcional: Conhecer o tipo de texto proposto e as intenções comunicativas previstas para uso adequado dos mesmos.

Competências linguísticas e sociolinguísticas: Aplicar as regras linguísticas e sociolinguísticas.

 

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo

Competência comunicativa – produção escrita:

«Escrever textos (160-180 palavras) sobre assuntos pessoais e culturais em suportes diversos, respeitando as convenções textuais e usando vocabulário frequente e expressões idiomáticas correntes, assim como estruturas gramaticais e recursos adequados para construir textos coerentes e coesos para:

- expor informações, explicações, argumentos e opiniões;

- exprimir opiniões. »

 

PASEO:

Linguagem e Textos

«utilizar de modo proficiente diferentes linguagens [associadas] às línguas estrangeiras;

«dominar capacidades nucleares de expressão na modalidade escrita.»

 

Informação e comunicação

«mobilizar informação, de forma crítica e autónoma»;

«transformar a informação em conhecimento»;

 

Raciocínio e resolução de problemas

«interpretar informação»;

«tomar decisões para resolver problemas»;

 

Pensamento crítico e pensamento criativo

«pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação,  com vista à tomada de posição fundamentada»;

«convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente»;

«desenvolver novas  soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.»

 

Bem-estar, saúde e ambiente

«adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente na alimentação.»

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item 2 da parte C é um item de Construção – Resposta extensa – Os critérios gerais para este item referem:

No item 2. da Parte C (resposta extensa), os critérios de classificação apresentam-se organizados em parâmetros: competências pragmáticas (CP) e competências linguística e sociolinguística (CLS). As competências pragmáticas são subdivididas nos parâmetros competência funcional (CF) e competência discursiva (CD). Esta última é avaliada de acordo com os parâmetros do desenvolvimento temático (DT) e da coerência e coesão (CC).

Cada parâmetro encontra-se organizado por níveis de desempenho.

A atribuição de zero pontos no parâmetro do desenvolvimento temático (DT) implica a atribuição de zero pontos nos restantes parâmetros.

A classificação a atribuir à resposta resulta da soma das pontuações atribuídas aos diferentes parâmetros. Nos itens da Parte C (resposta restrita e resposta extensa), sempre que a resposta não respeite os limites de extensão estabelecidos, aplica-se um desconto ao total da pontuação atribuída, de acordo com os critérios específicos.

Critérios específicos:

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (explicitação de ideias, contraste de opiniões, apresentação de argumentos, etc.), é necessário que o processo de produção escrita esteja automatizado, podendo ser, para este item, prática recorrente em sede de aprendizagem, as seguintes atividades:

Antes da resolução do item

  1. Perguntar aos alunos que digam o que gostam de comer e o que não gostam de comer nas diferentes refeições do dia e que digam se consideram ter uma alimentação saudável ou não, justificando as suas respostas;
  2. Escrever no quadro « Alimentation » e pedir aos alunos que escrevam todas as palavras que conhecem relacionadas com o tema; partilha de todas as respostas para permitir uma revisão coletiva do léxico relativo à alimentação;
  3. Escrever no quadro « Bien manger VS mal manger » e realizar uma atividade semelhante à explicada em 1) para rever, por exemplo, expressões como « la malbouffe »;
  4. Escrever no quadro «Texte d’opinion » e solicitar aos alunos que recordem as componentes de um texto de opinião e expressões frequentes para exprimir opiniões;
  5. Divulgar o item e pedir ao grupo turma que explique o que é pedido.

 

Resolução do item

  1. Em grupo turma, planificar o texto na sua estrutura geral;
  2. Individualmente, elaborar o texto solicitado aproveitando as informações recolhidos desde o início da atividade. Se possível, os alunos escrevem o seu texto no computador para que possa ser, posteriormente, projetado para toda a turma.

 

Correção colaborativa de cada produção

  1. Apresentar os critérios específicos (que devem ser sempre do conhecimento dos alunos) e levar os alunos ao seu entendimento através de uma interação entre todos;
  2. Devolver os textos (que já foram lidos pelo(a) professor(a), onde constam «pequenas pistas» para que cada aluno possa entender o que vai ter de melhorar (exemplo: DT: + / +-/ -; CC; + / +-/ -; CF: + / +-/ -; CLS: + / +-/ -; Extensão: +/-);
  3. Pedir aos alunos que procedam à avaliação do seu texto tendo em conta os critérios que são do seu conhecimento e as pequenas anotações do(a) professor(a);
  4. Solicitar uma reescrita da produção, melhorando o que foi detetado como menos bem conseguido (é frequente o aluno ter de expandir o seu texto por não atingir o número mínimo de palavras e, dessa forma, acaba por acrescentar elementos pertinentes para o desenvolvimento temático; pode também detetar erros de língua e corrigi-los…);
  5. Projetar as versões melhoradas dos textos para serem lidos por todos e para a turma verificar se cumprem com o solicitado;
  6. Proceder a uma correção coletiva do que possa não estar ainda em conformidade (tratando-se de uma segunda versão, na maioria dos casos, o que ainda precisará de intervenção situa-se ao nível das competências linguística e sociolinguística, permitindo revisões que servirão a todos os alunos);
  7. Levar os alunos a reconhecer quais são os melhores artigos de opinião (à luz dos critérios), justificando as suas respostas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.