Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

leitura; compreensão escrita; interpretação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 5 da Parte B

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Completamento
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
48,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Interpretar frases, completando-as com palavra(s) do texto de suporte, mantendo o seu sentido.

 

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo

 

Competência comunicativa – compreensão escrita:

«Seguir instruções, identificar as ideias, selecionando e associando informação pertinente em textos descritivos, narrativos, explicativos e argumentativos, sobre assuntos pessoais e culturais, com ideias estruturadas com marcadores explícitos e predominância de vocabulário frequente e expressões idiomáticas correntes».

 

PASEO:

Linguagem e Textos

«dominar capacidades nucleares de compreensão na modalidade escrita.»

 

Informação e comunicação

«mobilizar informação, de forma crítica e autónoma»;

«transformar a informação em conhecimento»;

 

Raciocínio e resolução de problemas

«interpretar informação»;

«tomar decisões para resolver problemas»;

 

Pensamento crítico e pensamento criativo

 

«pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, com vista à tomada de posição fundamentada»;

«convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente»;

«desenvolver novas soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item 5 da parte B é um item de Construção – Os critérios gerais para este tipo de itens referem:

As respostas aos itens de construção [são] classificadas […] por níveis de desempenho, de acordo com os critérios específicos. […] [A] cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

Se permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo nível mais elevado de entre os dois tidos em consideração. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho é classificada com zero pontos.

As respostas que não apresentem exatamente os termos ou expressões constantes nos critérios específicos de classificação são classificadas em igualdade de circunstâncias com aquelas que os apresentem, desde que o seu conteúdo seja cientificamente válido, adequado ao solicitado e enquadrado pelos documentos curriculares de referência.

As respostas que não correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, são classificadas com zero pontos.

Critérios específicos:

Chave: a) Carcavelos OU la plage (de Carcavelos); b) ville natale; c) développement durable; d) action.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (compreensão de ideias, contraste de opiniões, etc.), é necessário que o processo de compreensão escrita esteja automatizado, podendo ser, para este tipo de item, prática recorrente em sede de aprendizagem, as seguintes atividades:

 

  1. Apresentar o item à turma antes de ler o texto de suporte que permitirá responder ao item;
  2. Solicitar a leitura da instrução e levar os alunos a compreender o que deverão fazer, informando-os que o texto de suporte só lhes será distribuído posteriormente;
  3. Ler o texto do item que contém 4 espaços em branco e tentar descobrir com a informação disponível de que fala o texto a completar: espera-se que os alunos digam, por exemplo, « Le texte va parler du Forum des Nations Unies de la jeunesse et de l’innovation, du Secrétaire général de l’ONU, M. Guterres, de jeunes, d’écologie, de la contribution des jeunes qui ont participé à ce forum, des océans… » ;
  4. Analisar as frases e elencar hipóteses (eixo paradigmático) para os espaços a preencher tendo em conta os elementos linguísticos presentes no eixo sintagmático: por exemplo, os alunos dirão que para o espaço a) tendo em conta a preposição à poderá ser um lugar, uma cidade…; para o espaço b) os alunos poderão dizer que faltará um substantivo feminino (de la) e que esse substantivo estará relacionada com o Secretário Geral das Nações Unidas; para o espaço c) espera-se que os alunos digam que a palavra em falta também será um substantivo, masculino, neste caso por causa do « au »; para o espaço d) os alunos poderão avançar que falta uma palavra no singular por causa do « leur ». Pretende-se que os alunos completem as frases de maneira a que estas estejam corretas do ponto de vista semântico e linguístico;
  5. Ler em grupo turma as diferentes propostas e corrigir eventuais erros de língua ou de falta de coerência;
  6. Ler o texto de suporte (na aula seguinte) e levar os alunos a uma compreensão global, num primeiro tempo e a uma compreensão detalhada, a seguir;
  7. Recordar o item e centrar-se nas linhas 4 a 11 do texto de suporte que contêm as palavras para o preenchimento dos 4 espaços; graças ao trabalho prévio feito na aula anterior, os alunos chegarão mais facilmente às respostas corretas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.