Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

leitura; compreensão escrita; organização

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 6 da Parte B – Língua e leitura

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - organizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
25,4%
        Grau de dificuldade:
 
Díficil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Organizar informação sobre o texto de suporte associando princípios a fins de frases.

 

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo

 

Competência comunicativa – compreensão escrita:

«Seguir instruções, identificar as ideias, selecionando e associando informação pertinente em textos descritivos, narrativos, explicativos e argumentativos, sobre assuntos pessoais e culturais, com ideias estruturadas com marcadores explícitos e predominância de vocabulário frequente e expressões idiomáticas correntes».

 

PASEO:

Linguagem e Textos

«dominar capacidades nucleares de compreensão na modalidade escrita.»

 

Informação e comunicação

«mobilizar informação, de forma crítica e autónoma»;

«transformar a informação em conhecimento»;

 

Raciocínio e resolução de problemas

«interpretar informação»;

«tomar decisões para resolver problemas»;

 

Pensamento crítico e pensamento criativo

 

«pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, com vista à tomada de posição fundamentada»;

«convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente»;

«desenvolver novas soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.»

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item 6 da parte B é um item de Seleção – Os critérios gerais para este tipo de itens referem:

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas de forma dicotómica […]. No primeiro caso, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos. […]

Nas respostas aos itens de seleção, a transcrição do texto da opção escolhida, embora podendo apresentar incorreções não impeditivas da compreensão, é considerada equivalente à indicação da letra ou do número correspondente.

Critérios específicos:

Chave: 

  1. ......................................................................................................................... 8 pontos

Chave: (a) – (3); (b) – (1); (c) – (5).

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (compreensão de ideias, contraste de opiniões, etc.), é necessário que o processo de compreensão escrita esteja automatizado, podendo ser, para este tipo de item, prática recorrente em sede de aprendizagem, as seguintes atividades:

  1. Apresentar o item à turma após leitura do texto de suporte e levar os alunos a uma compreensão global, num primeiro tempo, e a uma compreensão detalhada, a seguir. (Nota: A etapa da compreensão do texto já poderá ter sido trabalhada aquando da resolução do item 5 sugerido nesta mesma plataforma). A apresentação do item far-se-á solicitando a leitura da instrução e levando os alunos a compreender o que deverão fazer: associar os princípios de 3 frases a); b) e c) ao seu fim, escolhendo as 3 opções corretas de um leque de 5;
  2. Reler o texto de suporte identificando as partes onde são mencionados a) António Guterres; b) M. Jason Momoa e c) M. Peter Thomson, sublinhando cada nome com uma cor diferente;
  3. Dividir a turma em 3 grupos, pedindo a cada grupo para sublinhar com a mesma cor escolhida em 2) as informações apresentadas para cada um dos 3 intervenientes mencionados;
  4. Solicitar a cada grupo que explique ao resto da turma o que o seu «interveniente» fez, em que circunstâncias é mencionado no texto…;
  5. Verificar que não houve «trocas», isto é, que um grupo não atribuiu informação ao «interveniente errado» e proceder a eventuais correções com a colaboração de todos os alunos;
  6. Voltar ao item e pedir a cada grupo que tente «fazer corresponder» o interveniente cuja informação analisou ao resto da frase apresentada na coluna B, justificando a sua opção;
  7. Debater com o grupo turma para verificar que as opções apresentadas estão corretas e justificar porque é que as opções 2) e 4) não eram possíveis, voltando ao texto de suporte quantas vezes forem necessárias para uma melhor compreensão do texto e, por conseguinte, da chave do item.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.