Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Uso da língua e leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

leitura; compreensão escrita; analisar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 2 da Parte B – uso da língua e leitura – Item que contribui obrigatoriamente para a classificação final

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Cloze
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior)  - analisar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
38,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Analisar e completar o texto lacunar.

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo

 

Competência comunicativa – compreensão escrita:

«Seguir instruções, identificar as ideias, selecionando e associando informação pertinente em textos descritivos, narrativos, explicativos e argumentativos, sobre assuntos pessoais e culturais, com ideias estruturadas com marcadores explícitos e predominância de vocabulário frequente e expressões idiomáticas correntes».

 

PASEO:

Linguagem e Textos

«dominar capacidades nucleares de compreensão na modalidade escrita.»

 

Informação e comunicação

«mobilizar informação, de forma crítica e autónoma»;

«transformar a informação em conhecimento»;

 

Raciocínio e resolução de problemas

«interpretar informação»;

«tomar decisões para resolver problemas»;

 

Pensamento crítico e pensamento criativo

 

«pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, com vista à tomada de posição fundamentada»;

«convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente»;

«desenvolver novas soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item 2 da parte B é um item de Seleção – Os critérios gerais para este tipo de itens referem:

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas […]  por níveis de desempenho, de acordo com os critérios específicos. […] No caso da classificação por níveis de desempenho, a cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

Nas respostas aos itens de seleção, a transcrição do texto da opção escolhida, embora podendo apresentar incorreções não impeditivas da compreensão, é considerada equivalente à indicação da letra ou do número correspondente.

Critérios específicos:

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (compreensão de ideias, contraste de opiniões, etc.), é necessário que o processo de compreensão escrita esteja automatizado, podendo ser, para este tipo de item, prática recorrente em sede de aprendizagem, as seguintes atividades:

 

  1. apresentar o texto lacunar à turma sem as opções, solicitando que os alunos o leiam apesar dos 4 espaços em branco para que possam sugerir o tema do mesmo e as ideias principais dos 2 parágrafos;
  2. fazer uma mise en commun das diferentes propostas, solicitando argumentos para as mesmas e ir excluindo as que não recolham a aprovação na generalidade da turma ;
  3. solicitar que os alunos se debrucem, agora, sobre os espaços em branco tentando encontrar o que está em falta (categoria de palavra, género, número…) propondo soluções que permitam ao texto ter sentido;
  4. registar as propostas num momento de mise en commun e, à semelhança da etapa 2) ir eliminando o que não pode ser hipótese, justificando porquê;
  5. escrever e ler coletivamente o texto que surgiu após as etapas anteriores;
  6. dar a conhecer aos alunos as opções para cada espaço, disponíveis para este item, e compará-las com as propostas apresentadas;
  7. verificar se alguma das propostas se aproxima das opções apresentadas para o item;
  8. resolver o item tendo em conta as conclusões enunciadas na etapa anterior;
  9. corrigir coletivamente o item, demonstrando porquê a opção correta só pode ser uma e não outra;
  10. proceder a revisões, se necessário.

 

Para consolidar as competências adquiridas com esta atividade:

  1. pedir aos alunos (a pares ou em grupo de 3) que escolham um texto de tamanho semelhante;
  2. solicitar que construam um item semelhante, com 4 espaços em branco e 3 opções para cada espaço;
  3. verificar a correção do item criado, ajudando os alunos a encontrar eventuais opções mais relevantes e adequadas;
  4. trocar os itens elaborados entre os diferentes grupos da turma e proceder à resolução dos mesmos, partilhando, por fim, as opções tomadas e reconhecendo que, com método, o aluno poderá ir melhorando a sua capacidade de resolver itens desta tipologia e formato.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.