Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

compreensão do oral; compreender informação implícita

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 2.2. da Parte A – Compreensão do oral – Item que contribui obrigatoriamente para a classificação final

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio 2
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - compreender informação implícita
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
65,8%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

   Inferir o que significam para Elif Bilgin os resultados negativos da sua pesquisa.

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo.

 

Competência comunicativa – compreensão oral:

“Identificar as ideias principais, selecionar informação relevante […] em […] entrevistas, […], sobre assuntos pessoais, […] e científicos, sempre que as ideias sejam estruturadas com marcadores explícitos, predominem vocabulário frequente e expressões idiomáticas muito correntes e a articulação seja clara e pausada”.

 

PASEO:

Linguagem e Textos

“dominar capacidades nucleares de compreensão […] na[s] modalidade[s] oral[…].”

 

Informação e comunicação

“[…] mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, […]”;

“transformar a informação em conhecimento”;

 

Raciocínio e resolução de problemas

 

“interpretar informação, […]”;

“[…] tomar decisões para resolver problemas”;

 

Pensamento crítico e pensamento criativo

 

“pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, […] com vista à tomada de posição fundamentada”;

“convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente”;

“desenvolver novas […] soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado […] da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta é classificada de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

 2.2.  (A) – 8 pontos

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga compreender uma notícia áudio sem esforço e com eficácia, mesmo quando se trata de inferir informação implícita é necessário que as atividades de compreensão do oral estejam automatizadas e sejam práticas recorrentes em sede de aprendizagem:

 

  1. «Remue-méninge» relativo a « La découverte d’Elilf Bilgin, une jeune étudiante turque »;
  2. registo de léxico para o qual o grupo-turma contribuiu;
  3. compreensão preditiva - « À partir de ce que nous venons de faire, à votre avis qu’allons-nous entendre ?»;
  4. registo das diferentes hipóteses apresentadas;
  5. audição da notícia;
  6. verificação dos aspetos corretos em cada hipótese apresentada;
  7. segunda audição;
  8. partilha do que foi compreendido; com a participação de todos os alunos pode conseguir-se um registo muito completo da notícia;
  9. leitura do item pelos alunos;
  10. resposta ao item pelos alunos;
  11. apresentação, pelos alunos, de argumentos para justificar a sua escolha;
  12. apresentação da resposta certa e justificação (sempre que possível pelos alunos, podendo, no entanto, o professor acrescentar algum aspeto que considere relevante para a justificação da resposta).

 

NOTA – o mesmo procedimento poderá ser aplicado aos restantes itens do texto áudio em apreço.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.