Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês – Nível de Continuação
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

 Leitura; compreensão escrita; interpretar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Item 5. da Parte B – Língua e leitura – Item que contribui obrigatoriamente para a classificação final.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
  Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto apresentado na página 8/13 da componente escrita da prova
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O que se pretende avaliar:

A interpretação de duas frases relativas ao texto de suporte, a fim de completá-las com palavras do texto (mantendo o seu sentido) que terá de ser compreendido de forma detalhada nas linhas 12-17.

 

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo

Competência comunicativa – compreensão escrita:

«Seguir instruções, identificar as ideias, selecionando e associando informação pertinente em textos descritivos, narrativos, explicativos e argumentativos, sobre assuntos pessoais e culturais, com ideias estruturadas com marcadores explícitos e predominância de vocabulário frequente e expressões idiomáticas correntes».

 

PASEO:

Linguagem e Textos

«dominar capacidades nucleares de compreensão na modalidade escrita.»

 

Informação e comunicação

«mobilizar informação, de forma crítica e autónoma»;

«transformar a informação em conhecimento»;

 

Raciocínio e resolução de problemas

«interpretar informação»;

«tomar decisões para resolver problemas»;

 

Pensamento crítico e pensamento criativo

«pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, com vista à tomada de posição fundamentada»;

«convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente»;

«desenvolver novas soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem».

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (compreensão de ideias, contraste de opiniões, etc.), é necessário que o processo de compreensão escrita esteja automatizado, podendo ser, para este tipo de item, prática recorrente em sede de aprendizagem, as seguintes atividades:

  1. apresentar o item à turma antes de ler o texto de suporte que permitirá responder ao item;
  2. solicitar a leitura da instrução e levar os alunos a compreender o que deverão fazer, informando-os que o texto de suporte só lhes será distribuído posteriormente;
  3. ler as duas frases do item que contêm quatro espaços em branco e tentar descobrir, com a informação disponível, de que fala o texto de suporte, o que vai permitir preencher os quatro espaços. Espera-se que os alunos digam, por exemplo: « Le texte parle d’Aurélie qui, en 2015, s’est inscrite pour faire du volontariat dans une organisation qui travaille aux Philippines; cette organisation collabore avec quelqu’un pour la protection de quelque chose pour la construction d’un avenir plus fort et résilient. » ; «Si c’est du volontariat, c’est peut-être dans le domaine des droits humains, de l’environnement…» ;
  4. analisar as frases e elencar hipóteses (eixo paradigmático) para os espaços a preencher tendo em conta os elementos linguísticos presentes no eixo sintagmático: por exemplo, os alunos dirão que para o espaço a) tendo em conta o determinante la poderá ser um substantivo, adjetivo relativo à Aurélie; para o espaço b) os alunos poderão dizer que faltará um substantivo masculino relacionado com uma inscrição « dans un »; para o espaço c) espera-se que os alunos digam que a palavra em falta também será um substantivo, plural, neste caso por causa do « les » e que estará relacionado com pessoas com quem se colabora; para o espaço d) os alunos poderão avançar que falta uma palavra no singular por causa do « leur ». Pretende-se que os alunos completem as frases de maneira a que estas estejam corretas do ponto de vista semântico e linguístico;
  5. ler em grupo-turma as diferentes propostas e corrigir eventuais erros de língua ou de falta de coerência;
  6. ler o texto de suporte (na aula seguinte) e levar os alunos a uma compreensão global, num primeiro tempo e a uma compreensão detalhada, a seguir;
  7. recordar o item e centrar-se nas linhas 12 a 17 do texto de suporte que contêm as palavras para o preenchimento dos quatro espaços. Graças ao trabalho prévio feito na aula anterior, os alunos chegarão mais facilmente às respostas corretas.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.