Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Francês – Nível de Continuação
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Francês  (517) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

produção escrita; opinião; conselhos; criar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Item 2. da Parte C – Interação, mediação e produção escritas – Item que contribui obrigatoriamente para a classificação final.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
  Resposta extensa
Tipo de suportes:
----
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

O que se pretende avaliar:

A comunicação escrita em que se dá opiniões e conselhos.

Desenvolvimento temático: criar um texto de opinião respeitando o tema proposto e fornecendo as informações solicitadas.

Coerência e Coesão: criar o texto articulando as ideias de forma coerente e utilizando com eficácia mecanismos de coesão.

Eficácia Comunicativa: criar o texto respeitando o contexto, o(s) destinatário(s) e as intenções comunicativas previstos.

Âmbito, adequação e Correção: criar o texto aplicando vocabulário, estruturas gramaticais, pontuação e ortografia adequados ao nível de proficiência esperado para o nível em apreço.

Aprendizagens Essenciais:

Contexto temático – vivências, problemas e desafios do mundo contemporâneo.

Competência comunicativa – produção escrita:

«Escrever textos (mínimum160 palavras) sobre assuntos pessoais e culturais em suportes diversos, respeitando as convenções textuais e usando vocabulário frequente e expressões idiomáticas correntes, assim como estruturas gramaticais e recursos adequados para construir textos coerentes e coesos para:

- expor informações, explicações, argumentos e opiniões;

- exprimir conselhos, sugestões, opiniões, gostos e preferências.»

 

PASEO:

Linguagem e Textos

«utilizar de modo proficiente diferentes linguagens [associadas] às línguas estrangeiras»;

«dominar capacidades nucleares de expressão na modalidade escrita.»

 

Informação e comunicação

«mobilizar informação, de forma crítica e autónoma»;

«transformar a informação em conhecimento»;

 Raciocínio e resolução de problemas

«interpretar informação»;

«tomar decisões para resolver problemas»;

 Pensamento crítico e pensamento criativo

«pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação,  com vista à tomada de posição fundamentada»;

«convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensar(em) criticamente»;

«desenvolver novas  soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.»

Bem-estar, saúde e ambiente

«adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nas suas relações com o ambiente e  a sociedade

 

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (explicitação de ideias, contraste de opiniões, apresentação de argumentos, etc.), é necessário que o processo de produção escrita esteja automatizado, podendo ser, para este item, prática recorrente em sede de aprendizagem, as atividades seguintes:

Antes da resolução do item

  1. Perguntar aos alunos que pesquisem qual a percentagem de água doce que há no mundo (2,5%); que indiquem qual a sua relação com a mesma no dia a dia, quando tomam banho, quando lavam a loiça, etc.;
  2. escrever no quadro « L’eau est précieuse, ne la gaspillons pas ! » e pedir aos alunos que digam/escrevam todas as palavras que conhecem relacionadas com eau, précieuse, ne pas gaspiller; partilha de todas as respostas para permitir uma revisão coletiva de léxico;
  3. escrever no quadro «Texte d’opinion » e solicitar a metade da turma que recorde as componentes de um texto de opinião e expressões frequentes para exprimir opiniões;
  4. escrever no quadro « Conseiller » e solicitar à outra metade da turma que recorde as expressões para aconselhar;
  5. sessão plenária em que metade de turma apresenta o resultado do seu trabalho e no qual a outra metade pode acrescentar algo que não tenha sido mencionado;
  6. divulgar o item e pedir ao grupo turma que explique o que é pedido.

 

Resolução do item

  1. Em grupo turma, planificar o texto na sua estrutura geral;
  2. individualmente, elaborar o texto solicitado aproveitando as informações recolhidos desde o início da atividade. Se possível, os alunos escrevem o seu texto no computador para que possa ser, posteriormente, projetado para toda a turma.

 

Correção colaborativa de cada produção

  1. Apresentar os critérios específicos (que devem, sempre, ser do conhecimento dos alunos) e levar os alunos ao seu entendimento através de uma interação entre todos;
  2. devolver os textos (que já foram lidos pelo(a) professor(a), onde constam «pequenas pistas» para que cada aluno possa entender o que vai ter de melhorar (exemplo: DT: + / +-/ -; CC; + / +-/ -; EC: + / +-/ ; AAC: + / +-/ -; Extensão: +/-);
  3. pedir aos alunos que procedam à avaliação do seu texto tendo em conta os critérios que são do seu conhecimento e as pequenas anotações do(a) professor(a);
  4. solicitar uma reescrita da produção, melhorando o que foi detetado como menos bem conseguido (é frequente o aluno ter de expandir o seu texto por não atingir o número mínimo de palavras e, dessa forma, acaba por acrescentar elementos pertinentes para o desenvolvimento temático; pode também detetar erros de língua e corrigi-los…);
  5. projetar as versões melhoradas dos textos para serem lidos por todos e para a turma verificar se cumprem com o solicitado;
  6. proceder a uma correção coletiva do que possa não estar ainda em conformidade (tratando-se de uma segunda versão, na maioria dos casos, o que ainda precisará de intervenção situar-se-á ao nível do parâmetro AAC [vocabulário, estruturas gramaticais, pontuação e ortografia], permitindo revisões que servirão a todos os alunos);
  7. levar os alunos a reconhecer quais são os melhores textos de opinião (à luz dos critérios), justificando as suas respostas.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.