Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

acessibilidade; espaço urbano; função urbana; população urbana; movimento pendular

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Esquema
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer conceitos, fenómenos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
90,2%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar um modelo de organização interna da cidade (cidade dos 15 minutos).

Aprendizagens Essenciais: Analisar padrões de distribuição espacial, das diferentes áreas funcionais, realçando as heterogeneidades no interior das cidades de diferente dimensão e em contexto metropolitano e não-metropolitano, em resultado da expansão urbana recente, sugerindo hipóteses explicativas.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos: Linguagens e textos (A); Pensamento crítico e pensamento criativo (D);

Implica que os alunos sejam capazes de:

- mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados;

- aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- analisar factos, teorias e/ou situações, identificando os seus elementos ou dados, nomeadamente a localização e as características geográficas;

- analisar textos, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com diferentes perspetivas de um mesmo problema, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;

- propor abordagens diferentes, se possível inovadoras para situações concretas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.