Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

Índice de envelhecimento; êxodo da população; população ativa; crescimento natural; imigração, esperança de vida; índice de dependência de idosos; índice sintético de fecundidade; índice de dependência de jovens

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Mapa e Gráfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 – relacionar conceitos, fenómenos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
76%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Explicar a dimensão dos agregados domésticos privados na NUTS III Beiras e Serra da Estrela, em 2021.

 

Aprendizagens Essenciais: Explicar as assimetrias regionais na distribuição da população portuguesa, evidenciando os fatores naturais e humanos que as condicionam.

Relação das AE com o PA: Pensamento crítico e pensamento criativo (D).

Implica que os alunos sejam capazes de:

- investigar problemas ambientais e sociais, ancorado em questões geograficamente relevantes (o quê, onde, como, porquê e para quê);

- aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

    

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica, proveniente de trabalho de campo e diferentes fontes documentais e sua mobilização na elaboração de respostas para os problemas estudados;

- analisar factos, teorias e/ou situações, identificando os seus elementos ou dados, nomeadamente a localização e as características geográficas;

- analisar textos, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com diferentes perspetivas de um mesmo problema, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;

- mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.