Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

sustentabilidade, política agrícola comum (PAC), tipos de agricultura, produtividade agrícola, recursos hídricos, competitividade, conhecimento e inovação, sociedade digital.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Esquema
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 – Analisar situações problemáticas; avaliar; sintetizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
38,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Explicar de que modo a interdependência entre dois objetivos da PAC para o período 2023-2027 contribuem para uma agricultura mais sustentável, recorrendo a exemplos.

Aprendizagens Essenciais: Equacionar os desafios que a concorrência internacional e a PAC colocam à modernização do setor; equacionar oportunidades de desenvolvimento rural, relacionando as potencialidades de aproveitamento de recursos endógenos com a criação de polos de atração e sua sustentabilidade.

Relação das AE com o PA: Pensamento crítico e pensamento criativo (D); Saber cientifico, técnico e tecnológico (I).

Implica que os alunos sejam capazes de:

- aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território;

- mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- criar um objeto, mapa, esquema concetual, texto ou solução, face a um desafio, desenvolvendo um estudo de caso, à escala local/ regional;

- analisar textos, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com diferentes perspetivas de um mesmo problema, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;

- propor abordagens diferentes, se possível inovadoras para situações concretas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.