Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português / Módulo Inicial

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

escala; distância no mapa; distância real; escala numérica.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escola múltipla
Tipo de suportes:
Mapa
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Relacionar conceitos / fenómenos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
38,9%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar a escala numérica de um mapa, a partir da distância num mapa entre dois lugares.

Aprendizagens Essenciais: Reconhecer a importância da localização na explicação geográfica, analisando informação representada em mapas com diferentes escalas e sistemas de projeção.

Relação das AE com o PA:  Informação e Comunicação (B).

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- ler e interpretar mapas de diferentes escalas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.