Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia
 
Domínio/Tema:

Analisar questões geograficamente relevantes do espaço português

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2020
Palavras-chave:
albufeira; bacias hidrográficas; armazenamento
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):


 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto introdutório, mapa e gráficos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
48,2%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar as afirmações verdadeiras que podem ser comprovadas através da análise da figura sobre o armazenamento de bacias e albufeiras;

Aprendizagens Essenciais: Identificar as principais bacias hidrográficas e a sua relação com as disponibilidades hídricas.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos: Linguagens e textos (A); Informação e comunicação (B)

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas abordados, incluindo textos, mapas e gráficos.

- Interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- selecionar informação geográfica relevante de mapas, gráficos, etc.

- mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas e gráficos.

- explicar ao grupo turma a(s) metodologia(s) utilizada(s) para resolver o problema apresentado.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.