Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia A
 
Domínio/Tema:

 Os espaços organizados pela população.

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

 Despovoamento; expansão urbana; movimento centrifugo; área metropolitana; qualidade de vida; mobilidade urbana.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

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Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – Relacionar conceitos/ fenómenos

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Apresentar uma medida, explicando de que modo contribui para mitigar o despovoamento na cidade-mãe.

Aprendizagens Essenciais: Analisar padrões de distribuição espacial das diferentes áreas funcionais, realçando as heterogeneidades no interior das cidades de diferentes dimensões e em contexto metropolitano e não metropolitano, em resultado da expansão urbana recente, sugerindo hipóteses explicativas.

Relação das AE com o PA: Raciocínio e resolução de problemas (C); Pensamento crítico e pensamento criativo (D).

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Investigar problemas ambientais e sociais, ancorado em questões geograficamente relevantes (o quê, onde, como, porquê e para quê).

- Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- Analisar textos, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com diferentes perspetivas de um mesmo problema, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;

- Propor abordagens diferentes, se possível inovadoras para situações concretas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.