Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia A
 
Domínio/Tema:

 Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades.

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Balanço hídrico, evapotranspiração potencial, produtividade aquífera, bacia hidrográfica.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Exame Final Nacional de Geografia A (719)  | 1.ª Fase de 2025 - versão 1  

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Mapas

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – Analisar situação problemáticas. Avaliar/ Sintetizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
------
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Justificar a reduzida disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do Guadiana, a partir da análise de documentos cartográficos.

 

Aprendizagens Essenciais: Relacionar as especificidades climáticas, as disponibilidades hídricas e os regimes dos cursos de água de diferentes regiões portuguesas, apresentando um quadro síntese para cada região.

Relação das AE com o PA: Linguagens e Textos (A), Informação e Comunicação (B) e Saber Científico, Técnico e Tecnológico (I).

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigado, incluindo mapas;

- Interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados;

- Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- Analisar factos, teorias e/ou situações, identificando os seus elementos ou dados, nomeadamente a localização e as características geográficas;

- Analisar textos, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com diferentes perspetivas de um mesmo problema, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.