Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Geografia A
 
Domínio/Tema:

Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Geografia A (719) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Radiação solar global; radiação solar difusa; humidade relativa; temperatura média.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Exame Final Nacional de Geografia A (719)  | 1.ª Fase de 2025 - versão 1  

 

 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Texto

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – Relacionar conceitos / fenómenos

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
------
        Grau de dificuldade:
 
médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Identificar as características climáticas da região do Algarve, adequadas à produção de uma cultura agrícola.

Aprendizagens Essenciais: Relacionar as especificidades climáticas, as disponibilidades hídricas e os regimes dos cursos de água de diferentes regiões portuguesas, apresentando um quadro síntese para cada região.

Relação das AE com o PA: Informação e Comunicação (B), Raciocínio e Resolução de Problemas e Saber Científico (C), Técnico e Tecnológico (I).

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Interpretar um documento (texto) e aplicar o conhecimento científico na explicação de fenómenos geográficos.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 Critérios de classificação:

a)→2; b) →1; c) →3

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- Analisar textos, suportes gráficos e cartográficos (analógicos e/ou digitais) com diferentes perspetivas de um mesmo problema, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;

- Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.