Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 3 - A Cultura do Mosteiro

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
tímpano, arquivoltas, mainel
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Figura (reprodução de fachada de um portal românico)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – reconhecer elementos arquitetónicos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
83,3%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Reconhecer elementos arquitetónicos do portal românico

Competências Específicas:

  1. Reconhecer diferentes produções artísticas na época histórica e cultural em que se inserem, ou seja, saber-ver, saber-interpretar e saber-contextualizar.
  2. Utilizar, em cada área artística, vocabulário específico.

 

Aprendizagens Essenciais:

  1. Compreender a evolução da arquitetura cristã.
  2. Compreender a unidade e a diversidade do românico através das características arquitetónicas principais.          

 

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

    Sensibilidade estética e artística.

    Linguagens e Textos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

2.1. (D)............................................................................................................ 14 pontos

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Observação de diversos portais românicos com identificação dos seus elementos.

Exercícios de completamento ou de associação de termos arquitetónicos a imagens ou esquemas do portal românico.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.