Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 9 – A Cultura do Cinema

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
muralismo, figurativo, pedagógico, socialista
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo III

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Cloze
Tipo de suportes:
Imagem (reprodução de mural) e texto para completar
Nível de complexidade cognitiva:
Nível  2 (médio) – Relacionar o contexto e a obra artística ou cultural
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50,8%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Comparar duas obras escultóricas.

Competências Específicas:

  1. Reconhecer o contexto espacial dos diversos fenómenos culturais e artísticos
  2. Reconhecer diferentes produções artísticas na época histórica e cultural em que se inserem, ou seja, saber-ver, saber-interpretar e saber-contextualizar.
  3. Utilizar, em cada área artística, vocabulário específico.

Aprendizagens Essenciais:

Explicar o regresso ao mundo visível: realismo figurativo, realismo crítico, assemblage e arte expressiva.

 Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

     Sensibilidade estética e artística.

     Linguagens e Textos.

    

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Análise de textos e imagens que promovam a contextualização histórico do muralismo mexicano.

Exercícios de completamento ou de associação de termos técnicos, estéticos, políticos ou culturais relacionados com as correntes artísticas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.