Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 8 – A Cultura da Gare; Módulo 10 – A Cultura do Espaço Virtual

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724)  – 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

academismo, realismo, experimentalismo, ambiguidade

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo III

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta Restrita (Comparação)
Tipo de suportes:
Duas figuras (reprodução de duas esculturas de D. Sebastião)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – comparar obras de arte
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
55,7%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Comparar duas obras escultóricas.

Competências Específicas:

  1. Reconhecer diferentes produções artísticas na época histórica e cultural em que se inserem, ou seja, saber-ver, saber-interpretar e saber-contextualizar.
  2. Utilizar, em cada área artística, vocabulário específico.

 

Aprendizagens Essenciais:

  1. Identificar especificidades da pintura e da escultura em Portugal no século XIX.
  2. Identificar algumas vias de expressão da arte portuguesa contemporânea.      

 

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

    Sensibilidade estética e artística.

    Linguagens e Textos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Comparação de obras com o mesmo tema.

Exercícios de completamento ou de associação de termos escultóricos relacionados com esculturas de diferentes tipologias

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.