Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 2 (A Cultura do Senado)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
anfiteatro; monumentalidade; pragmatismo; planta elíptica; cultura do ócio
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Figuras (reprodução de 2 fotografias do edifício – Coliseu de Roma)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – Descrição de características associada a aplicação de conceitos.
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
62,3%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Explicitar a característica funcional da arquitetura romana.

Competências Específicas:

  1. reconhecer diferentes produções artísticas na época histórica e cultural em que se inserem, ou seja, saber-ver, saber-interpretar e saber-contextualizar.
  2. sintetizar a informação relativa às características históricas, culturais e artísticas, tendo em linha de conta continuidades, inovações e ruturas.
  3. utilizar, em cada área artística, vocabulário específico.

 

Aprendizagens Essenciais:

  1. Compreender as características essenciais da arquitetura romana: utilidade, grandiosidade e avanços tecnológicos, percebendo de que modo o urbanismo era uma materialização do Imperium;
  2. Compreender, a partir de edifícios públicos e privados, que tipo de cultura de ócio foi desenvolvida pelos romanos.

             

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

        Sensibilidade estética e artística.

         Linguagens e Textos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 2. ...................................................................................................................................................... 18 pontos

 

Parâmetro A ‒ Conteúdos com interpretação de documentos

A resposta integra dois dos tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes:

  • construção de um edifício, de acordo com a tipologia de anfiteatro, associado à cultura do ócio, que permitia a realização de grandes espetáculos para um público numeroso (Figuras 3 e 4);
  • construção de um edifício monumental em quatro níveis, assente em princípios pragmáticos que facilitam o acesso e a circulação dos espectadores (Figuras 3 e 4);
  • construção de um edifício de planta elíptica, que permitia uma boa visibilidade sobre a arena destinada à realização dos espetáculos (Figura 4);
  • utilização de diversos materiais na construção, como o opus caementicium, que, pela sua maleabilidade e resistência, garantia a robustez e a elevação do edifício (Figuras 3 e 4);
  • construção, sob a arena, de uma rede subterrânea de corredores e de espaços, onde se abrigavam os participantes, os gladiadores e os diversos animais utilizados nos «Jogos de Circo» (Figura 4).

 

Parâmetro B ‒ Utilização da terminologia

A resposta integra dois dos conceitos seguintes, ou outros igualmente relevantes:

  • anfiteatro;
  • monumentalidade;
  • pragmatismo;
  • planta elíptica;
  • cultura do ócio.

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

A observação da imagem das ruínas do Coliseu de Roma deve ser acompanhada de uma reconstituição e de uma explicação das atividades que decorriam naquele espaço.

O pragmatismo e a funcionalidade da arquitetura romana deve ser exemplificada pelos alunos em determinados aspetos como a adequação da monumentalidade ao espírito imperial, a gestão de multidões, a grandiosidade dos espetáculos, a preocupação com o bem-estar e a alimentação dos espectadores.

A apresentação de filmes ou documentários que permitem recriar, com alguma imaginação, o espetáculo violento e sanguinário que constituíam as lutas de gladiadores, deve associar-se a uma reflexão sobre o papel da escravatura e da propaganda política associada ao tema da cultura do ócio ou à instrumentalização do «pão e circo».

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.