Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 8 – A Cultura do Salão

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
iluminismo; neoclassicismo; espírito cívico; desenho rigoroso; antigo regime
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Texto historiográfico e Figura (representação da obra)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior) – Análise e contextualização de uma obra de arte.
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
53,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Integrar uma obra pictórica no seu contexto histórico.

Competências Específicas:

  1. Reconhecer diferentes produções artísticas na época histórica e cultural em que se inserem, ou seja, saber-ver, saber-interpretar e saber-contextualizar.
  2. Analisar criticamente diferentes produções artísticas, tendo em conta os aspetos técnicos, formais e estéticos, e integrando-os nos seus contextos históricos económicos, sociais, religiosos, militares e geográficos.

       

  1. Utilizar, em cada área artística, vocabulário específico.

 

Aprendizagens Essenciais:

Explicar de que modo se impôs a estética do Iluminismo.

Reconhecer no neoclassicismo o triunfo das conceções iluministas e um desejo de regresso à ordem clássica, expresso em princípios de moderação, equilíbrio e idealismo, identificando alguns contributos do neoclassicismo em Portugal.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

        Sensibilidade estética e artística.

         Linguagens e Textos.

        Pensamento crítico e pensamento criativo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Resolução de itens de resposta extensa em questão de aula, em primeiro lugar, e depois em teste.

Suscitar o desenvolvimento de temas e de contextualização aplicada a obras específicas.

Análise de obras de arte sob o ponto de vista formal, mas aprofundando o ponto de vista do seu significado político, religioso ou cultural.

Comparar as conceções estéticas do Rococó e do Neoclassicismo, a partir da observação de obras pictóricas relevantes.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.