Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 8 (A Cultura da Gare)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
ecletismo; exotismo; romantismo
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo III

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla complexa
Tipo de suportes:
Figura
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior) – Aplicação de conceitos complexos.
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
48,5%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Reconhecer características de uma obra e de uma corrente da arquitetura.

 

    Competências Específicas:

  1. reconhecer diferentes produções artísticas na época histórica e cultural em que se inserem, ou seja, saber-ver, saber-interpretar e saber-contextualizar.
  2. sintetizar a informação relativa às características históricas, culturais e artísticas, tendo em linha de conta continuidades, inovações e ruturas.
  3. utilizar, em cada área artística, vocabulário específico.

 

Aprendizagens Essenciais:

Compreender, nesta conjuntura de rutura, a sedução que o passado mitificado da Idade Média exerceu sobre os românticos, conduzindo ao aparecimento das arquiteturas revivalistas.

             

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

        Sensibilidade estética e artística.

         Linguagens e Textos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):
  1. A e D. .......................................................................................................................................... 14 pontos


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

O Palácio da Pena é um Caso Prático do Módulo 8 devendo ser analisado em profundidade: análise do contexto histórico-cultural em que se insere, relação da arquitetura romântica portuguesa com o revivalismo histórico, identificação de características e de elementos arquitetónicos específicos.

Exercícios de observação de exemplos de revivalismo e de ecletismo da arquitetura romântica em Portugal e na Europa.

Exercícios de aplicação da distinção entre afirmações verdadeiras, no contexto de uma corrente ou movimento, e afirmações verdadeiras comprovadas pela observação.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.