Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 5 - A Cultura do Palácio e Módulo 6 – A Cultura do Palco

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
claro-escuro; idealização; realismo; tenebrismo; perspetiva aérea; contraposto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Duas figuras
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior) – Comparar obras de arte (pintura) com o mesmo tema, mas de épocas ou estilos diferentes.
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
59%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Comparar duas obras pictóricas de diferentes épocas ou estilos, mas abordando o mesmo tema.

 

Aprendizagens Essenciais:

Módulo 5 – Identificar as principais características técnicas, estéticas e formais da pintura renascentista; analisar a pintura renascentista enquanto exercício intelectual.

Módulo 6 – Avaliar a importância da luz na pintura barroca, assim como outros aspetos que a caracterizam.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Sensibilidade estética e artística; Linguagem e Textos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Exercícios de comparação de obras de arte pictórica, com o mesmo tema, mas com abordagens distintas em termos de mensagem, composição, tratamento da luz ou da cor, etc.

Exercícios de completamento ou de associação com recurso a termos (conceitos) da pintura relacionados com obras de diferentes épocas e diferentes tipologias.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.