Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Módulo 9 – A Cultura do Cinema

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
Fauvismo; modelado;  academismo; vanguarda; bidimensionalidade; autonomia da cor.
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Figura e Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior) – Analisar uma corrente artística no seu contexto histórico.
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50,8%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Analisar uma corrente pictórica e o seu contexto cultural.

 

Aprendizagens Essenciais:

Reconhecer o fauvismo, o expressionismo e o dadaísmo como movimentos de criação artística e de provocação.

 

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

Linguagem e textos; Sensibilidade estética e artística.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Contextualização do Fauvismo através da leitura de fontes primárias ou da observação de documentários em vídeo.

Exercício de resolução de itens de resposta extensa sobre movimentos ou correntes pictóricas.

Análise de pinturas do pós-modernismo, em retrospectiva, no intuito de compreender uma linha de continuidade – a crescente autonomia da cor.

Pesquisas livre para conhecer a personalidade e a obra de Henri Matisse.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.