Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História da Cultura e das Artes
 
Domínio/Tema:

Modulo 3 (A Cultura do Mosteiro) e Módulo 6 (A Cultura do Palco)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História da Cultura e das Artes (724) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

perspetiva; representação empírica do espaço; nu; anatomia humana; panejamentos; enquadramento arquitetónico.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Duas imagens
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior)
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  

Comparar duas obras pictóricas de diferentes épocas ou estilos, mas abordando o mesmo tema.

 

Aprendizagens Essenciais:

Módulo 3 – Identificar as principais características técnicas, estéticas e formais da pintura medieval;

Módulo 6 – Avaliar a importância da luz na pintura barroca, assim como outros aspetos que a caracterizam.

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

Sensibilidade estética e artística; Linguagem e Textos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Análise comparativa de duas pinturas de épocas distintas:

- análise formal e técnica com suporte aos conhecimento relativos às duas épocas históricas;

- análise do significado das obras e do seu contexto;

- identificação dos respetivos autores e estudo da sua Obra.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.