Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

Alterações geoestratégicas, tensões políticas e transformações socioculturais no mundo atual

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
União Europeia, euro, cidadania, multiculturalismo
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo 4 - Documentos 1 e 2 - Item 2


 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Documentos escritos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; comparar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50,4%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de análise e interpretação de documentos escritos, distinguindo as diferentes perspetivas que veiculam acerca de um mesmo processo histórico. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos sobre o processo de construção e alargamento da União Europeia no quadro das transformações geopolíticas do mundo atual, e sobre a terminologia específica da disciplina.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho no parâmetro (A) é classificada com zero pontos nos restantes parâmetros. A classificação a atribuir à resposta resulta da soma das pontuações atribuídas aos diferentes parâmetros. A classificação tem em conta os tópicos de resposta apresentados, a organização dos conteúdos, a utilização da terminologia específica da disciplina e a integração da informação contida nos documentos.


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

O nível de complexidade cognitiva do item, que remete para a capacidade de cotejar informação de dois documentos, pressupõe situações de aprendizagem que incluam o seguinte itinerário:

1. Leitura e análise dos dois documentos, identificando a tipologia, autoria, datação e contexto de produção, assim como o vocabulário específico neles presente, articulando-o com a terminologia e os conceitos da disciplina;

2. Identificação dos aspetos em que se opõem as duas perspetivas solicitadas no item;

3. Comparação das duas perspetivas quanto a esses aspetos;

4. Fundamentação de cada uma das perspetivas articulando o conteúdo explicitado com excertos relevantes dos dois documentos.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.