Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
ditadura militar; salazarismo; Estado Novo
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):


 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Sem suporte
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – identificar; reconhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
60,7%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 O item tem como objetivo avaliar conhecimentos acerca do processo de transição da Ditadura Militar para o Estado Novo, nomeadamente quanto a estratégias de afirmação e consolidação do salazarismo, remetendo para a rubrica «Portugal: o Estado Novo», nas Aprendizagens Essenciais, e operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas, Saber científico, técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível de desempenho corresponde ao grau de qualidade do desempenho, conforme o descritor. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Trata-se de um item que remete para o domínio de conteúdos e de terminologia específica da disciplina, evidenciado na capacidade de (re)construção de uma narrativa coerente sobre um determinado processo histórico. Assim, pode ser utilizado tanto como exercício de síntese/consolidação de conteúdos, como de diagnóstico para aferir aquilo que os alunos já sabem acerca do tema em questão.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.