Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
modernismo; vanguardas; revolução soviética; guerra civil russa
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):



 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar; interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
35,5%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de análise de um documento iconográfico, quer nos seus elementos pictóricos quer quanto à informação explícita ou implícita que fornece para a caracterização de determinado processo histórico, remetendo para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais e operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Sensibilidade estética e artística.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos sobre as vanguardas artísticas no quadro do modernismo cultural das primeiras décadas do século XX.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Resposta correta: I e V


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

O nível de complexidade cognitiva do item remete para competências de análise de documentos iconográficos, que podem ser desenvolvidas em situações de aprendizagem que incluam as seguintes etapas:

- identificação do documento quanto a tipologia, autoria, datação e contexto de produção;

- identificação dos elementos da linguagem plástica do documento, articulando-os com a terminologia e os conceitos da disciplina, nomeadamente com as diferentes correntes artísticas das primeiras décadas do século XX;

- análise da informação explícita e implícita fornecida pelo documento no quadro global do contexto histórico em que se enquadra, mobilizando os conhecimentos do aluno.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.