Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

Raízes Mediterrânicas da civilização europeia – cidade, cidadania e império na Antiguidade Clássica

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
Império; poder imperial; culto imperial; magistraturas
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I


 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Documento iconográfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) - reconhecer; identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
57,4%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a identificação do atributo do poder imperial romano presente num documento iconográfico, enquadrado no respetivo contexto histórico. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos relativos ao modelo imperial romano, e sobre a terminologia específica da disciplina, nomeadamente os conceitos seguintes: Império; Poder imperial; Culto imperial; Magistraturas.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Resposta correta: (C)


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

O item pode ser aplicado em situações de aprendizagem que incluam a:

- análise de documentos iconográficos, reconhecendo os elementos visuais que permitem o seu enquadramento no respetivo contexto histórico;

- identificação da informação explícita e implícita que os documentos fornecem;

- articulação entre o conhecimento declarativo e a informação contida numa fonte histórica.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.