Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
totalitarismo; fascismo; comunismo; «Política do espírito»; modernismo; propaganda
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo III


 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Documento escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; explicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51,7%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar competências relacionadas com a construção de raciocínios argumentativos, partindo de uma afirmação prévia problematizante e ancorado num documento coevo. Remete para as competências definidas na Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e Comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar o conhecimento de processos históricos relevantes da primeira metade do século XX e da terminologia específica da disciplina, nomeadamente os conceitos seguintes: Totalitarismo; Fascismo; Comunismo; «Política do espírito»; Modernismo; Propaganda.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros, com os respetivos níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. A classificação tem em conta os tópicos de resposta apresentados, a organização dos conteúdos, a utilização da terminologia específica da disciplina e a integração da informação contida no documento. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho no parâmetro (A) é classificada com zero pontos nos restantes parâmetros.


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

O nível de complexidade cognitiva do item implica situações de aprendizagem que incluam a:

- leitura e análise do documento, identificando a tipologia, autoria, datação e contexto de produção, assim como o vocabulário específico nele presente, articulando-o com a terminologia e os conceitos da disciplina;

- seleção de informação do documento para analisar o seu conteúdo na perspetiva da afirmação proposta;

- elaboração de um discurso escrito argumentativo, ou seja, que apresente um conjunto de razões ou justificações que fundamentem o teor da afirmação proposta, articulando o conteúdo explicitado com excertos relevantes do documento.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.