Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História B
 
Domínio/Tema:

A civilização industrial – economia e sociedade; nacionalismos e choques imperialistas / Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História B (723) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
Estado-nação; nacionalismo; propaganda; república; parlamento; demoliberalismo; imperialismo; Primeira Guerra Mundial; geopolítica
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo III



 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Sem suporte
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; sintetizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
35,8%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar o domínio do tempo histórico, identificando os elementos de continuidade e de rutura entre diferentes contextos ou processos históricos através de uma análise comparativa dos mesmos. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico. No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos relativos às causas e consequências da Primeira Guerra Mundial, a saber, as alterações geopolíticas resultantes do seu desfecho, e a terminologia específica da disciplina, nomeadamente os conceitos seguintes: Estado-nação; nacionalismo; propaganda; república; parlamento; demoliberalismo; imperialismo; Primeira Guerra Mundial; geopolítica.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Resposta correta: (B).

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

O nível de complexidade cognitiva do item, para cuja realização a simples memorização de conceitos ou datas não é suficiente, implica situações de aprendizagem que incluam, nomeadamente, a:

- análise comparativa de mapas em contexto diacrónico, possibilitando identificar nos mesmos continuidades e ruturas, tendo em conta, não apenas, as questões relacionadas com as fronteiras políticas, mas também outras variáveis como, por exemplo, os sistemas político-ideológicos vigentes;

- elaboração de tabelas cronológicas relativas a conjunturas específicas, identificando os processos históricos relevantes nas diferentes áreas da atividade humana e os elementos de continuidade e de rutura;

- o item pode ser utilizado tanto como exercício de síntese/consolidação de conteúdos, como de diagnóstico para aferir aquilo que os alunos já sabem acerca do tema em questão.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.