Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História B
 
Domínio/Tema:

Portugal e o mundo da segunda guerra mundial ao início da década de 80 – opções internas e contexto internacional

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História B (723) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
guerra-fria; mundo bipolar; economia capitalista; economia socialista; democracia popular; propaganda
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo IV



 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Documento iconográfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretar; explicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de análise e interpretação de um documento iconográfico, ao solicitar a contextualização cronológica dos elementos visuais que transmite e o domínio das características do processo histórico em que se enquadra. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos sobre o confronto entre dois modelos político-económicos antagónicos no segundo pós-guerra, e sobre a terminologia específica da disciplina, nomeadamente os conceitos seguintes: Guerra-Fria; Mundo bipolar; Economia capitalista; Economia socialista; Democracia popular; Propaganda.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho no parâmetro (A) é classificada com zero pontos nos restantes parâmetros. A classificação a atribuir à resposta resulta da soma das pontuações atribuídas aos diferentes parâmetros. A classificação tem em conta os tópicos de resposta apresentados, a organização dos conteúdos, a utilização da terminologia específica da disciplina e a integração da informação contida nos documentos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

O nível de complexidade cognitiva do item remete para competências de análise de documentos iconográficos, que podem ser desenvolvidas em situações de aprendizagem que incluam as seguintes etapas:

- identificação do documento quanto a tipologia, autoria, datação e contexto de produção;

- análise descritiva de documentos iconográficos, distinguindo os elementos visuais que permitem o seu enquadramento no respetivo contexto histórico;

- articulação entre os elementos visuais e os dados fornecidos pela legenda que identifica o documento;

- análise da informação explícita e implícita fornecida pelo documento no quadro global do contexto histórico em que se enquadra;

- interpretação do significado histórico da situação representada/transmitida no/pelo documento, mobilizando os conhecimentos do aluno.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.