Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

Portugal e o Mundo, da Segunda Guerra Mundial ao início da década de 80: opções internas e contexto internacional / Nascimento e afirmação de um novo quadro geopolítico

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

Guerra Fria, geopolítica, mundo bipolar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Documento escrito

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar, analisar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a análise e interpretação de um documento escrito para a construção de uma resposta sucinta de carácter descritivo, sem explicitação. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e Comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar o conhecimento de processos históricos relevantes da segunda metade do século XX e da terminologia específica da disciplina, nomeadamente os conceitos seguintes: Guerra-Fria, geopolítica, mundo bipolar.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros, com os respetivos níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. A classificação tem em conta os tópicos de resposta apresentados, a organização dos conteúdos, a utilização da terminologia específica da disciplina e a integração da informação contida no documento. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho no parâmetro (A) é classificada com zero pontos nos restantes parâmetros


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

O nível de complexidade cognitiva do item permite desenvolver situações de aprendizagem que incluam:

- leitura e análise de um documento, identificando a tipologia, autoria, datação e contexto de produção, assim como o vocabulário específico nele presente, articulando-o com a terminologia e os conceitos da disciplina;

- identificação de aspetos relacionados com o contexto solicitado no item;

- identificação da informação explícita e implícita que um documento fornece.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.