Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História B
 
Domínio/Tema:

A civilização industrial – economia e sociedade; nacionalismos e choques imperialistas

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História B (723) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
industrialização; maquinofatura; progressos cumulativos; capitalismo industrial; sectores de arranque.
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II - *1.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Documento escrito e documento iconográfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; explicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
58,2%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar competências relacionadas com a análise e contextualização de documentos para deles extrair informação relevante para o conhecimento de um fenómeno histórico específico. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e Comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar o conhecimento de processos históricos relevantes na área económico-social do século XIX, e da terminologia específica da disciplina, nomeadamente: industrialização, maquinofatura; progressos cumulativos; capitalismo industrial; sectores de arranque.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros, com os respetivos níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho no parâmetro (A) é classificada com zero pontos nos restantes parâmetros. A classificação a atribuir à resposta resulta da soma das pontuações atribuídas aos diferentes parâmetros. A classificação tem em conta os tópicos de resposta apresentados, a organização dos conteúdos, a utilização da terminologia específica da disciplina e a integração da informação contida nos documentos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

O nível de complexidade cognitiva do item permite situações de aprendizagem que incluam a:

- leitura e análise dos documentos, identificando a tipologia, autoria, datação e contexto de produção, assim como o vocabulário e mensagens neles presentes, articulando-os com a terminologia e os conceitos da disciplina;

- seleção de informação dos documentos com vista a fundamentar a explicitação da problemática em questão.

- elaboração de um discurso escrito clarificador da problemática suscitada, ou seja, que apresente um conjunto de razões ou justificações que fundamentem a resposta, articulando o conteúdo explicitado com informação relevante dos documentos.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.