Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

   A civilização industrial – economia e sociedade; nacionalismos e choques imperialistas

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

 colonialismo; imperialismo; nacionalismo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Exame Final Nacional de História A (623) | 1.ª Fase de 2025 - grupo II- versão 1 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
  Iconográfico (caricatura)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar; interpretar; explicar 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
37%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar competências relacionadas com a construção de raciocínios argumentativos, partindo de uma afirmação prévia problematizante e ancorado num documento iconográfico coevo. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e Comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar o conhecimento de processos e contextos históricos relevantes do século XIX e da terminologia específica da disciplina, nomeadamente: colonialismo; imperialismo; nacionalismo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros, com os respetivos níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. A classificação tem em conta os tópicos de resposta apresentados, a organização dos conteúdos, a utilização da terminologia específica da disciplina e a integração da informação contida no documento. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho no parâmetro (A) é classificada com zero pontos nos restantes parâmetros.


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

 O nível de complexidade cognitiva do item permite situações de aprendizagem que incluam a:

- análise e interpretação de uma fonte iconográfica, neste caso uma caricatura, identificando a tipologia, autoria, datação e contexto de produção e explorando o significado dos elementos visuais nele presentes, articulando-os com a terminologia, os conceitos e os conteúdos da disciplina;

- elaboração de um discurso escrito argumentativo, ou seja, que apresente um conjunto de razões ou justificações que fundamentem o teor da afirmação proposta, articulando o conteúdo explicitado com elementos relevantes retirados da leitura da imagem.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.