Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História B
 
Domínio/Tema:

Portugal e o mundo da segunda guerra mundial ao início da década de 80 –  opções internas e contexto internacional

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História B (723) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Guerra Fria; Mundo Bipolar; dissuasão nuclear; equilíbrio pelo terror; autodeterminação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo III - item 4- versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Sem suporte documental
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; comparar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
39%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

O item tem como objetivo avaliar o domínio do tempo histórico e a capacidade de identificar, no devir histórico, continuidades e ruturas entre períodos ou contextos diferentes. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos sobre momentos ou processos históricos marcantes do século XX e sobre a terminologia específica da disciplina, nomeadamente os seguintes termos ou referentes epocais: Guerra Fria; Mundo Bipolar; dissuasão nuclear; equilíbrio pelo terror; autodeterminação.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Resposta correta: (D). (Grupo III - item 4- versão 1)

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

O nível de complexidade cognitiva do item implica situações de aprendizagem que incluam a:

- localização temporal;

-  análise de dinâmicas ou evoluções de processos e contextos históricos;

-  elaboração de tabelas cronológicas relativas a conjunturas específicas, identificando os processos históricos relevantes nas diferentes áreas da atividade humana e os elementos de continuidade e de rutura.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.