Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História B
 
Domínio/Tema:

Civilização industrial - economia e sociedade; nacionalismos e choques imperialistas

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História B (723) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Sociedade de classes; burguesia; socialismo; sindicalismo; proletariado; movimento operário

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II - item 3- versão 1

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção 
Tipo de suportes:
Sem suporte documental
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer; identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
59%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 O item tem como objetivo avaliar competências relacionadas com a compreensão contextualizada de uma determinada realidade histórica. Remete para as competências definidas na Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e Comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos sobre as transformações sociopolíticas ocorridas com a industrialização, e sobre a terminologia específica da disciplina, nomeadamente os termos Sociedade de classes; burguesia; socialismo; sindicalismo; proletariado; movimento operário.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível de desempenho corresponde ao grau de qualidade do desempenho, conforme o descritor. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Trata-se de um item que remete para o domínio de conteúdos e de terminologia específica da disciplina, evidenciado na capacidade de (re)construção de uma narrativa coerente sobre um determinado processo histórico. Assim, pode ser utilizado tanto como exercício de síntese/consolidação de conteúdos, como de diagnóstico para aferir aquilo que os alunos já sabem acerca do tema em questão. Pode ainda servir como recuperação de conceitos já abordados noutros temas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.